sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Graça que Precede a Graça que Precede a Graça



A graça recebida precede a graça manifesta que precede a graça gerada.

"Depois disto Ezequias enviou mensageiros por todo o Israel e Judá, e escreveu também cartas a Efraim e a Manassés para que viessem à casa do SENHOR em Jerusalém, para celebrarem a páscoa ao SENHOR Deus de Israel.
Foram, pois, os correios com as cartas, do rei e dos seus príncipes, por todo o Israel e Judá, segundo o mandado do rei, dizendo: Filhos de Israel, convertei-vos ao SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel; para que ele se volte para o restante de vós que escapou da mão dos reis da Assíria.
E não sejais como vossos pais e como vossos irmãos, que transgrediram contra o SENHOR Deus de seus pais, pelo que os entregou à desolação como vedes.
Não endureçais agora a vossa cerviz, como vossos pais; dai a mão ao SENHOR, e vinde ao seu santuário que ele santificou para sempre, e servi ao SENHOR vosso Deus, para que o ardor da sua ira se desvie de vós.
Porque, em vos convertendo ao SENHOR, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia perante os que os levaram cativos, e tornarão a esta terra; porque o SENHOR vosso Deus é misericordioso e compassivo, e não desviará de vós o seu rosto, se vos converterdes a ele.
E os correios foram passando de cidade em cidade, pela terra de Efraim e Manassés até Zebulom; porém riram-se e zombaram deles."
2 Crônicas 30:1-10

Neste texto de 2 Crônicas, do versículo 6 ao 9, vemos que o homem lógico estabelece condições.

Todavia alguns de Aser, e de Manassés, e de Zebulom, se humilharam, e vieram a Jerusalém.
E a mão de Deus esteve com Judá, dando-lhes um só coração, para fazerem o mandado do rei e dos príncipes, conforme a palavra do SENHOR.
2 crônicas 30:11 e 12

Entretanto, como vemos nos versículos 11 e 12, Deus estabelece graça.
Agora podemos entender o que significa a graça que precede a graça, Deus queria que o os israelitas se voltassem a Ele, e o próprio Senhor concedeu essa condição, o texto fala que Deus concedeu a eles um só coração, isso significa que Deus pediu algo a eles e Deus concedeu a eles esse algo. Pela graça Deus deu a eles um só coração, o povo se voltou a Deus e manifestou a graça que lhes foi dada, e isso gera graça, a graça dada por Deus precedeu a graça manifestada pelos israelitas e isso gerou para eles mais graça de Deus.
A igreja (noiva de Cristo) não anda pela lógica humana, anda pela graça, e entender isso é exercer a lógica bíblica.
A nossa lógica humana está no automático, porem nossas interpretações não devem ser humanamente lógicas e sim bíblicas, a ponto de a nossa lógica se tornar uma lógica bíblica.
Um exemplo claro dessa lógica humana é quando vemos um assassino em um documentário jornalístico e automaticamente sentimos raiva, e achamos que essa pessoa não é digna de misericórdia, essa é nossa lógica humana agindo, diferentemente da lógica bíblica, a lógica bíblica entende que essa pessoa é digna do perdão divino, se reconhecer Jesus como Senhor e Salvador.
O maior problema de sermos logicamente humanos é que essa mentalidade nos torna legalistas, achamos que nossa busca gera a graça de Deus na nossa vida, mas a lógica humana não nos permite ver que, na verdade, a graça já havia se manifestado em nós e para nós pois fomos ao encontro do Senhor.
E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne;
Para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os cumpram; e eles me serão por povo, e eu lhes serei por Deus.
Ezequiel 11:19-20

Esse trecho de Ezequiel mostra claramente que só guardamos os estatutos do Senhor quando Ele nos concede um só coração, um espírito novo e um coração de carne, ou seja, não é nossa busca que nos concede essas qualidades e sim a graça do Senhor que nos transformou e nos fez novo.

“Ordena o que quiseres, e dá-me o que ordenares”. Agostinho.

O que Deus pede a você, ele já lhe deu, a santidade exigida já lhe foi concedida, o ministério exigido já lhe foi concedido, tudo já lhe foi concedido, entenda apenas que isso é graça precedente de graça. A vida que o Senhor pede de você, Ele já conquistou para que você a viva.

Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos).
Efésios 2:5

Compreender essa graça muda a nossa forma de pensar.
Graça não é apenas perdão dos pecados ou santificação, a graça está envolvida e enraizada em todas as áreas da vida cristã, principalmente na busca por Deus, na leitura da palavra e na oração.
Ter um coração inclinado a buscar a Deus, ler a palavra e orar, é resultado da graça já estendida a nós, e ao atender essa graça, nós a vivemos, á cumprimos, e a graça torna-se manifesta, e essa busca, essa dedicação gera para nós mais manifestação da graça.

Agora podemos entender melhor Romanos cap. 11 ver. 36 que diz:

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

Entender esse versículo é vital para nós, extremamente vital. Esse versículo expressa toda a base do evangelho, toda a bíblia está sujeita a realidade desse versículo, PORQUE DELE, POR ELE E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS, inclusive o próprio evangelho, de Genesis 1:1 a Apocalipse 22:21.
Se falharmos ao compreendê-lo, falhamos ao compreender todos os outros versículos bíblicos.

Você sabe o que é cosmovisão?

Cosmovisão é um esquema de pensamentos e concepções que determinam nossas idéias, e consequentemente, atitudes, o fator importante é que, ao interpretar a bíblia de forma errônea, formamos nossa cosmovisão também de forma errônea e cosmovisões fracas produzem cristãos fracos e cristãos fracos não vão durar.

Nós não somos o tesouro do evangelho, Deus é o tesouro do evangelho.

André Z. Goetten
PIB - Redenção 

Nenhum comentário:

Postar um comentário